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O que mudou para o novo Ensino Médio?

Atualizado: 7 de mar. de 2022



Você já sabe como funciona o Novo Ensino Médio?


Ele surgiu com a reformulação estrutural desta etapa para garantir a formação integral dos jovens a partir de um currículo mais flexível, atraente e com vivências articuladas às demandas contemporâneas.


Com as mudanças, o aluno passa a ter uma maior liberdade de escolha das áreas de conhecimento que gostaria de aprofundar para que saia da escola melhor preparado de maneira técnica e profissional.

Assim, a carga horária passa a ser de 3000 horas ao longo dos anos desse segmento, sendo 1800 horas destinadas à Formação Geral Básica, que são as disciplinas comuns e obrigatórias a todos. Já as outras 1200 horas são escolhidas por cada jovem de acordo com suas preferências e correspondem aos Itinerários Formativos.


Formação Geral Básica x Itinerários Formativos


O Novo Ensino Médio é dividido entre Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Veja abaixo como é interessante essa nova estrutura!


A Formação Geral Básica compreende as disciplinas obrigatórias e comuns a todos os estudantes, previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das áreas de: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais aplicadas.


Já os Itinerários Formativos compõem a parte flexível do currículo que visa ampliar e aprofundar a aprendizagem para formação técnica a partir das preferências de cada estudante. O aluno tem a chance de cursar um ou mais Itinerários Formativos de forma concomitante ou sequencial, e as escolas têm autonomia para desenvolver quantos itinerários julgarem necessários desde que se encaixem como: Linguagens (Português, Inglês, Artes e Educação Física), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Matemática. Sendo também possível ofertar um itinerário voltado para Formação Técnica. É importante que estes currículos estejam estruturados dentro de, pelo menos, um dos quatro eixos: Investigação Científica, Mediação e Intervenção Sociocultural, Processos Criativos e Empreendedorismo.



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