top of page

Relacionamento na Adolescência

A Adolescência é a fase da intensidade e da descoberta. Com tantas ransformações acontecendo no corpo, nas ideias, nas visões de mundo, os jovens vivem numa espécie de montanha russa emocional; e é neste contexto que geralmente surgem os primeiros relacionamentos amorosos.

Este período é vivenciado de forma diferente pelos jovens e pela família, que muitas vezes enxerga os relacionamentos como superficiais e passageiros, mas os adolescentes mergulham de cabeça, se entregam e atribuem grandes significados aos relacionamentos. O que pode gerar preocupações, insegurança e medo de ambas as partes.

Para que emoções e experiências destas descobertas sejam vivenciadas de maneira saudável é preciso falar sobre isso, entender quais são os receios que temos enquanto família e se mostrar aberto ao diálogo.

Listamos algumas dicas que podem ajudar você neste momento.


Converse abertamente com seus filhos sobre relacionamentos. Não sabemos ao certo qual o melhor momento para falar sobre sexo e relacionamento, o importante é ter uma conversa sincera com uma postura aberta e não repressora.

Ofereça suporte e apoio ao mesmo tempo em que alerta para as coisas mais relevantes que envolvem um relacionamento e contextualize com o momento de vida atual de seu filho.

Confie no seu filho e na educação que deu a ele. Se existe uma relação de confiança este processo é algo natural e devemos respeitar as escolhas feitas

Crie algumas regras, combine o que será permitido e como irá funcionar o namoro na rotina e com as responsabilidades que seu filho já possui.

Procure de aproximar do namorado ou namorada. É muito melhor manter o(a) namorado(a) por perto do que longe da sua atenção. Isso ajuda a observarmos os valores e atitudes bem como orientar seu filho de maneira mais assertiva.

Não se preocupe tanto com possíveis sofrimentos, os relacionamentos são marcados por discordâncias e frustações. Conflitos e términos são momentos difíceis. Estar atento e observando fará com que esteja presente quando isso acontecer e acolhendo todo esse sentimento e orientando de forma positivas.





47 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page