Afinal, existe diferença entre ser tímido ou ser introvertido? Sim, existe. Muita gente acha que timidez é sinônimo de introversão, afinal pessoas tímidas e introvertidas possuem comportamentos semelhantes. Mas, isso é um equívoco. Vou te mostrar aqui algumas das principais diferenças entre timidez e introversão.
A primeira grande diferença é GOSTAR ou NÃO GOSTAR de interagir. A timidez é sobre coisas que você não gosta, e introversão é sobre coisas que você gosta.
No geral, a pessoa tímida sente muita ansiedade quando pensa em interagir socialmente, não só por ter muita gente, mas porque a pessoa tímida costuma ter medo do julgamento. Já a pessoa introvertida tem uma preferência por atividades que envolvem olhar mais para dentro e ficar mais sozinho. Introversão significa bem isso. Intro é de dentro, e versão vem de versus, que é lado. Então, o lado de dentro, voltar-se para dentro. Neste sentido tem um gosto por fazer coisas mais solitárias e que envolvem mais reflexão.
E posso ser as duas coisas ao mesmo tempo? Sim! Podemos ser uma pessoa que gostamos de ficar mais com a gente mesmo e sentir um desconforto em situações sociais.
A segunda diferença é que a pessoa introvertida muitas vezes sabem socializar e socializam bem – elas só não fazem muita questão mesmo.
Por outro lado, a pessoa tímida, muitas vezes, é aquela pessoa que gostaria muito de saber interagir, só que ela não o faz. Por quê? Porque ela tem essa dificuldade, ela se sente muito ansiosa e não sabe o que dizer.
Outra diferença é que podemos tratar a timidez, já a introversão, não. Como assim? Quando a gente fala de timidez, a gente está falando de uma dificuldade. Quando a gente fala de introversão, a gente está falando de uma preferência.
A introversão te faz preferir fazer coisas mais calmas, que envolvem mais olhar pra dentro. A timidez tem a ver com a dificuldade de socializar, uma dificuldade em enfrentar certos problemas, ter medo.
E uma última diferença é que a introversão causa muito menos problemas do que a timidez. À timidez, quando está num nível extremo, damos o nome de transtorno de ansiedade social.
Isso porque a pessoa tímida ao extremo acaba perdendo muitas oportunidades ao longo da vida, pois todas as situações novas ou interações sociais novas causam pânico.
Imagina o tanto de oportunidades perdidas de quem tem timidez ao extremo. É óbvio que, se você se identificou, se você é um tímido grave, você tem que buscar tratamento. Afinal, isso não faz parte da sua personalidade.
Como a terapia pode ajudar o tímido
Na terapia, o psicólogo te ensina algumas habilidades básicas sobre como interagir, um passo a passo. Além disso, o psicólogo também te ajuda a enfrentar essas situações que hoje te causam ansiedade.
Um dos princípios mais importantes da terapia é que o melhor jeito de vencer a ansiedade é enfrentando a ansiedade, em pequenas doses, crescentes, que vão aumentando.
Comments