top of page

Crie uma abertura de diálogo leve para que o/a jovem se sinta livre para fazer qualquer pergunta


Conversar sobre educação sexual pode se tornar muitas vezes embaraçoso tanto para os pais, quanto para os adolescentes. Porém, quanto mais segurança os filhos têm para fazer perguntas que são consideradas tabu, maiores serão as chances dos pais e mães dialogarem sobre prevenção e conscientização.


O Dezembro Vermelho é um mês voltado especificamente para ações educativas sobre HIV/Aids e cuidados com outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmitidas). Estes talvez sejam textos um pouco longos. Mas vai valer a pena parar alguns minutos dos seus dias para talvez mudar sua forma de ver um monte de coisas. E lembre-se: se você não tiver um tempinho para fazer isso agora, salve este post e leia mais tarde.


A série de posts "Conscientização e Prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs", que elaborei com muito carinho na tentativa de tratar destes temas que podem ser difíceis de discutir, mas não deveriam.


Serão 8 cuidados essenciais para conversar com adolescentes. E aqui vai o primeiro deles:


Antes de mais nada é importantíssimo que o/a responsável dê abertura a um diálogo leve para que o/a adolescente possa fazer qualquer tipo de pergunta sem ter medo de deixá-lo(a) desconfortável.


Mesmo que os responsáveis sempre, por ventura, possam ter conversado abertamente sobre vida sexual com os jovens, é inevitável que o/a adolescente fique um pouco embaraçado(a) ao falar sobre isso. E isso é natural. Eles estão passando por vários ciclos de autodescoberta, os hormônios estão à flor da pele, o corpo mudando constantemente… Além de acharem que não precisam ter essa conversa (uma vez que sempre que têm dúvidas recorrem à Internet e amigos), então tem a (falsa) noção de que já sabem de tudo. E é aí que mora o risco.


No próximo post vamos falar sobre o básico: uso de preservativo. Pode parecer que esse seria até uma etapa a ser pulada, mas garanto que vai ler um monte de coisas que sequer tinha parado para pensar. Acompanhe nossa série, salve para reler e marque seus amigos nos comentários.

Comments


bottom of page